Cultura

21/09/2016 Diversão em Cena ArcelorMittal apresenta 'Concerto em Ré'

Cantado de trás para frente, espetáculo do Grupo Maria Cutia é surpreendente

Foto: Tiago Fernandes
Foto: Tiago Fernandes

O espetáculo cênico-musical de palhaços do grupo Maria Cutia é a atração do Diversão em Cena ArcelorMittal no dia 27 de setembro, às 19 horas. O show “Concerto em Ré” estará em cartaz no Centro Educacional de João Monlevade (CEJM). Os ingressos poderão ser adquiridos gratuitamente a partir de segunda-feira, 26, em dois locais em Carneirinhos: Livraria República Literária (Rua Luis Prandini, 38) e Mércia Decorações (Rua Armando Batista, 45, lj 03).

De uma forma diferente e inusitada, os músicos Hugo Araújo, Leonardo Rocha, Mariana Arruda e Helena Mauro apresentam um espetáculo de trás para frente. O show começa a partir do “bis” da plateia e traz cenas que demonstram a relação entre os integrantes de uma banda de rock, que vai desde um relacionamento conturbado à interação mais afetiva. Os personagens Bêgonia, Felim, Tadeu e Florina são os responsáveis por contar essa divertida história. Essa trupe tem um encontro marcado com os pop stars Madonna, Mickey Jagger, Minnie Whinehouse e Pow! McCartney.

Para esse espetáculo, o grupo Maria Cutia aprofundou a pesquisa da linguagem do palhaço e o conceito desenvolvido pela trupe, denominado música-em-cena. Neste formato, são criadas letras e melodias autorais para a apresentação, construídas a partir da lógica do palhaço sobre o mundo ao seu redor. Para construir este conceito, os integrantes do grupo mergulharam em um processo de criação colaborativa, que teve como alicerce a improvisação, a música e o jogo teatral.

Maria Cutia - O grupo Maria Cutia é uma companhia de teatro de rua que nasceu em Belo Horizonte, em 2006. Seus espetáculos são apresentados em praças, parques e ruas. Seus integrantes trabalham com pesquisa artística, e desenvolvem o diálogo entre a música e o teatro, em uma investigação autoral, denominada por eles como música-em-cena. Nas apresentações, a trilha sonora é executada ao vivo pelos atores, sob direção musical de Hugo Araújo, com preparação e direção vocal de Babaya.

O espetáculo integra a programação do Diversão em Cena ArcelorMittal, considerado um dos principais projetos do teatro infantil no Brasil e viabilizado por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Em uma maratona cultural, o projeto traz a Monlevade, até novembro, uma programação mensal com peças infantis que ensinam e educam. A agenda completa está disponível no site www.famb.org.br. Curta nossa página no www.facebook.com/DiversaoEmCena e acompanhe as novidades.
 

© 2021 Última Notícia . By Mediaplus