Opinião

12/03/2016 Um basta à sujeira!

Donos de imóveis estão sendo convocados para limpar terrenos que são flagrados sujos e com mato alto pelo Setor de Fiscalização da Prefeitura de João Monlevade. É um basta à sujeira na cidade que consequentemente irá reduzir os índices de infestação do mosquito Aedes aegypt – que tem feito estragos no município.

Apesar do alerta ao problema de saúde pública, muita gente ainda não se sensibilizou para a grave questão. Enfrentamos uma epidemia de dengue e risco de doenças ainda mais danosas como a zika e a chikungunya e o que mais se vê pelas ruas é lixo e mato alto ao lote sem construção.

Cada um precisa fazer a sua parte e o alerta nunca é demais. Será importante, para isso, que a população auxilie a Fiscalização, com as denúncias e reclamações oficializadas à Secretaria de Serviços Urbanos. Quem é vizinho de um terreno sujo tem o desprazer de conviver com os prejuízos gerados pela falta da limpeza, como a proliferação de insetos e animais peçonhentos, e os riscos de doença que eles significam. Mas, se as pessoas ficarem caladas, os espertalhões continuarão ilesos.

O que a população deve entender, é que para o ser humano consciente de suas obrigações, é humilhante demais, a prefeitura entrar em seus quintais e fazer uma limpeza, recolhendo garrafas, ou objetos que possam reter água. Fazer retirada do lixo , quando na verdade, deveria ser responsabilidade do próprio morador.

Assim, existem motivos para se orgulhar, aqueles que sempre deixam seus quintais limpos, o que é muito importante e trata-se de uma atitude cívica. Mas por outro lado, existem ainda aqueles que não se importam com a sujeira em seus quintais. Abre espaço para que se criem mosquitos em sua casa e que pode muito bem transmitir doenças para seus familiares e até mesmo para seus vizinhos.

A doença existe e os casos estão aumentando de um modo geral. A responsabilidade por tudo isso é da população que deve abraçar essa luta. Existem motivos demais para vencermos tudo isso.

© 2021 Última Notícia . By Mediaplus