Opinião

19/09/2015 O sonho da casa própria

Fim de problemas para uns, início para outros

A entrega de 832 moradias em João Monlevade do programa do governo federal Minha Casa, Minha Vida, prevista para o próximo mês é a realização do sonho da casa própria de muitos beneficiados. Fim de problemas para uns, início para outros. Se de um lado mais pesso­as, em especial aquelas de baixa renda, ganharam con­dições à casa própria, na mesma proporção em que o déficit habitacional vem sendo reduzido, por outro lado a entrega das casas acende um alerta sobre as falhas da política habitacional do país, como a insistência na construção de casas em áreas isoladas da cidade. João Monlevade não é exceção dessa regra.

 

No município, para construção das casas, um novo bair­ro foi criado: o Planato. Terreno mais barato aos cofres públicos e longe do centro da cidade o que fatalmente faz com que os novos moradores fiquem precariamen­te servidos de transporte e segurança. Além disso, por conta dessa distância, a administração municipal terá novos e mais gastos para levar até à periferia a urbani­zação já implantada no resto da cidade.

 

Em uma coluna de opinião, publicada pelo jornal O Glo­bo, o presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil, Pe­dro da Luz Moreira, defende que os projetos habitacio­nais devem ser levados para áreas centrais. Mais perto do Centro e, sobretudo, do poder público, que tem que se fazer presente com segurança, transporte e outros serviços essenciais. Só assim o Minha Casa, Minha Vida vai ser não apenas um projeto habitacional, mas de efetiva inclusão social.

 

Investir em moradia não é apenas construir casas, mas, sobretudo assegurar que o benefício seja concedido a quem de fato precise de um local digno para residir com a família. É preciso oferecer infraestrutura, educação, saúde e dignidade. É inconcebível que o poder público se afaste após a entrega das chaves, abrindo espaço para todo tipo de mal-intencionados transformarem o sonho da casa própria em pesadelo.

© 2021 Última Notícia . By Mediaplus