Opinião

29/05/2015 A emergência da coleta seletiva

Prefeitura de João Monlevade divulga ações para para o Dia Mundial do Meio Ambiente

Em programação tímida e com pouquíssima atividade, a Prefeitura de João Monlevade divulgou ações que serão realizadas para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente – comemorado na próxima sexta-feira, 5. Palestras, tarde ambiental e a assinatura de convênio que estabelece (mais uma vez) a coleta seletiva na cidade integram a programação. Ações tímidas frente a um município com o porte de João Monlevade e que merecia muito mais carinho e cuidado nas questões ambientais.

Da programação alusiva ao Dia Mundial do Meio Ambiente, o que chama atenção é a tentativa de implantação da coleta seletiva. A ação foi frustrada nas duas últimas gestões e hoje se pode dizer que é uma das maiores emergência ambientais do município. Pois, de nada adianta trabalhar a questão ambiental nas escolas se não existe um suporte público de qualidade que garante o recolhimento e destinação correta dos recicláveis.

Sem a coleta seletiva não adianta nem separar o lixo na escola nem em casa, pois não existem lixeiras e muito menos caminhões que realizem a coleta e encaminhem para um fim plausível os materiais. Agarrado a este assunto vem a questão dos catadores de material reciclável. Aos trancos e barrancos os membros da Associação dos Trabalhadores de Limpeza e de Materiais Recicláveis de João Monlevade (Atlimarjon) tentam trabalhar no município. Trabalho difícil, já que os associados precisam contar com colaboração da população na doação dos recicláveis.

Mas para que a coleta seletiva realmente deslanche desta vez em João Monlevade, ainda que de forma arcaica, é preciso o envolvimento de todos, tanto como pessoas físicas ou jurídicas, empresas de todos os tipos, escolas públicas ou privadas e assim a cadeia de responsabilidade penetrará toda a sociedade. Todos nós somos responsáveis pelo lixo produzido assim como o produtor do material reciclado. Então, vamos arregaçar as mangas e cada um fazer o seu papel.

© 2021 Última Notícia . By Mediaplus