Agenda

Ipatinga Gourmet
Cidade: Ipatinga (MG) Local: Ipatinga Mais informações: Ipatinga Gourmet entra em sua quarta edição

Sabe aqueles ingredientes que você combina para fazer um senhor prato que as pessoas degustam e aprovam? É assim que a produção do Ipatinga Gourmet significa o Festival Gastronômico que, neste ano, entra em sua quarta edição, e será realizado de 5 a 12 de agosto.

Segundo a especialista em gestão cultural e patrimônio, Leila Cunha, o evento manterá o mesmo formato dos festivais anteriores. ?O Ipatinga Gourmet acontecerá em vários pontos da cidade, priorizando a formação de profissionais para o setor de gastronomia, geração de emprego e renda de forma sustentável e segundo tendências da nova economia?.

Cerca de 5 mil pessoas passaram pelo Ipatinga Gourmet em 2017, que envolveu 150 profissionais diretamente. Moradores de pelo menos seis cidades vizinhas estiveram presentes.

No festival, chefs de cozinha da cidade são convidados e, em parceria com os cozinheiros dos bares participantes, criam o prato a partir de um ingrediente. No ano passado, foi a mandioca. ?Nossa pegada é valorizar a gastronomia local. O chef contribui para a qualificação do cozinheiro, e toda a renda com o prato vai para o bar?, explica Leila.

Ao longo da semana, são oferecidas, ainda, oficinas gastronômicas gratuitas, além de capacitações em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MG). O encerramento acontece no Parque das Cachoeiras, com entrada gratuita para a população, o que movimenta a cidade.

?O parque é maravilhoso e fomentamos a economia local com estandes de biscoito, cachaça, queijo, bordado, café. Há também apresentações culturais. Tudo da região?, reforça Leila.

Entre as atrações já definidas para o Festival, a turismóloga e co-produtora do Ipatinga Gourmet, Cidinha Sampaio destaca o concurso de pratos, ?uma inovação para o evento, além da inclusão de atrações artísticas e culturais na programação do Festival?. De acordo com Cidinha, esses elementos ajudam a dar o ponto certo da receita de sucesso ao encontro de sabores que, no ano passado, conquistou mais de 90% de aprovação do público.

Cidinha observa que o sucesso das edições anteriores é um grande motivador da realização do Ipatinga Gourmet 2018, ?um evento que passou a ser sonhado logo depois que encerramos o Festival de 2017. Esse período de pós-produção praticamente coincide com o início das atividades para a produção do evento seguinte?, conta a turismóloga, idealizadora do Ipatinga Gourmet, juntamente com Wagner Eustáquio, Jason Vasconcelos e Leila Cunha.
© 2015 Tv Última Notícia . By Mediaplus